QUEM É O MAIOR E QUEM É O MENOR NO REINO DE DEUS?
Eu quero começar esse artigo com uma passagem bíblica situada no livro de Mateus que diz:
“Digo-lhes a verdade: Entre os nascidos de mulher não surgiu ninguém maior do que João Batista; todavia, o menor no Reino dos céus é maior do que ele.” Mateus 11:11
Na passagem de Mateus 11 vemos que Jesus exalta João Batista acima de todos os outros profetas que foram antes dele, mas diz que o menor no Reino de Deus seria maior que ele. Por que será que Jesus disse isso?
João Batista foi o precursor de Jesus. Ele foi o último profeta que profetizou, anunciou e ao mesmo tempo viu o messias que havia de vir. Por isso que Jesus disse que João Batista foi maior que qualquer outro profeta. Todos os outros profetizaram e anunciaram o Messias, mas não tiveram o privilégio de vê-lo.
Mas agora vem a pergunta: Por que o menor no Reino de Deus seria maior que João Batista? O menor seria maior porque creriam nele, seguiriam-no, fariam o que Ele mandasse e receberiam o Espírito Santo para morar dentro de si, algo que nenhum outro profeta recebeu. Os outros profetas eram usados pelo Espírito Santo, mas o Espírito Santo não morava dentro deles. Logo, qualquer pequenino que serve a Jesus, seja fazendo a mínima tarefa no reino de Deus, torna-se maior que João Batista, pois o mesmo torna-se obediente a Jesus e passa a ser noiva de Cristo, enquanto que João Batista é apenas um dos convidados às Bodas.
Mas é justamente sobre o assunto de ser «maior e menor» que eu quero falar!
Como evangélico há mais de 35 anos, tenho visto na igreja uma grande concorrência de quem é o maior, de quem faz mais, de
quem tem mais pedras na coroa. Sim, isso mesmo! Até isso tenho ouvido. Pessoas dizendo aqui e ali que o irmão tal, o pastor tal tem mais pedra que o outro em sua coroa, que trabalha mais que o outro, que é mais ungido que o outro, que tem ministério mais próspero que o outro…
Este tipo de pensamento e fala não provém de Deus, pois só será o maior aquele que for o menor no reino de Deus. Só será o maior aquele que servir, aquele que for humilde a ponto de lavar os pés do outro.
O Espírito Santo deu a cada um talentos, segundo a capacidade de cada um. Veja, segundo a capacidade de cada um. O Espírito Santo conhece a estrutura e capacidade de cada um de nós, e distribui seus dons segundo a nossa capacidade. Não é porque ele me entregou somente um dom, e a outro entrou três ou cinco, que quer dizer que os outros são mais importantes do que eu, ou que eles são maiores e eu menor do que eles. Todos trabalham para edificação do corpo de Cristo. Seja quem recebeu um, seja quem recebeu cinco. Todos devem saber que é o crescimento do reino que conta e cada um vai trabalhar segundo a sua própria capacidade. No último dia Deus vai cobrar de cada um de nós o serviço e aí deveremos apresentar a Ele o que fizemos com aqueles dons que Ele nos deu. Seremos julgados pela fidelidade, e não, pela quantidade de dons. Logo, mesmo o que ganhou somente um dom será julgado pela fidelidade com que usou o talento. Na parábola que Jesus contou em Mateus diz:
Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens. E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe. Mateus 25:14,15
Veja que o Senhor entregou a cada um segundo sua capacidade. O Senhor não espera que os dons entregues sejam multiplicados, mas sim usados. O que recebeu somente um talento foi punido e condenado, não foi porque apenas recebeu um dom, mas porque se acovardou, ficou com medo de usar, talvez tenha se sentido inferior aos outros e acabou enterrando o que recebeu até a volta de seu senhor.
Muitas vezes vemos isso na igreja. Pessoas que se sentem inferiores porque não têm a eloquência de um grande pregador, porque não têm uma palavra profética como do outro irmão, porque não falam como aquele orador, porque não sabem fazer como aquela irmã. Aí vai e enterra o talento que Deus deu. Por não usar o que Deus nos deu que seremos julgados e condenados. Não importa se são muitos ou poucos dons, temos que usar o que Deus nos deu.
O maior no reino de Deus não é aquele pastor que prega muito bem, que tem uma eloquência de arrastar multidões, não é aquela irmãzinha do círculo de oração que tem uma oração forte, não é aquele pastor que pastoreia uma igreja com mais de 1000 membros.
O maior no reino de Deus é aquele que faz a vontade de Deus. É aquele que tem o Espírito Santo morando dentro de si. Não importa se ele pastoreia somente uma igreja com dez membros. Não importa se ele só trabalha na organização de algum evento, estando sempre por trás das cortinas, seja evangelismo, entrega de mantimentos, dando graça e paz para quem entra na igreja, limpando os bancos e os banheiros da igreja. Isso tudo é servir ao próximo! É tão bom chegar à igreja e encontrar os banheiros limpinhos, os bancos sem pó nos sentarmos. Quantos evangelismos foram bem sucedidos por causa de muitos irmãos que trabalharam nos bastidores?
Não, o maior ou menor no reino de Deus não tem nada a ver com ser pastor de mil ovelhas e ser pastor de dez ovelhas. Não tem nada a ver em ser um evangelista eloquente e não ser um evangelista eloquente. Não tem nada ver em ser um grande teólogo ou só ter frequentado a Escola Dominical.
O maior no reino de Deus será sempre aquele que se fizer menor diante dos homens. Será sempre aquele que serve e não aquele que arrota poder, soberba, chefia e autoritarismo.
Então Jesus os chamou e explicou: “Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que são as pessoas importantes que exercem poder sobre as nações.
Não será assim entre vós. Ao contrário, quem desejar ser importante entre vós será esse o que deva servir aos demais.
E quem quiser ser o primeiro entre vós que se torne vosso escravo.
Mateus 20:25-26-27
Mateus mais uma vez mostra que ser maior no reino de Deus é servir ao próximo, é se humilhar a ponto de se fazer passar por escravo do próximo.
O conceito de ser maior que a bíblia nos ensina é totalmente diferente do que o mundo nos ensina. Ser maior no mundo é ser chefe, é ter poder, é dominar outros, é fazer mais que todos, é ter qualificações maiores e melhores que outros, mas o conceito bíblico de ser maior nos ensina que para sermos maiores temos que ser os menores nesse mundo diante de nosso próximo.
Por isso que vemos na bíblia que aquele que se humilhar a si mesmo Deus o exaltará.
Portanto, todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. Mateus 23:12
Por que Jesus Cristo recebeu um nome que está acima de todo nome?
Porque sendo Deus, humilhou-se, tomou a forma humana, deixando sua glória e majestade e veio viver como homem, humilhando-se a si mesmo, servindo e ajudando ao próximo.
Logo, paremos com a ignorância de dizer que o pastor que tem mil membros tem mais pedrinhas na coroa do que o pastor que quem tem dez membros. Paremos de dizer que aquela irmã que dirige o círculo de oração é maior do que a irmã que apenas vai às orações. Paremos com a mania de achar que aquele evangelista que prega pra uma multidão é maior do que o evangelista que evangeliza a pequenos grupos. Não é por aí, é por fidelidade.
Não importa se você só tem um dom, o que Deus quer é que você use esse dom para servir, pois todos os talentos que recebemos de Deus têm a ver com o servir ao próximo, têm a ver em nos tornarmos servos de nosso próximo.
Quem é o maior no reino de Deus?
O maior no reino de Deus é aquele que se humilha a si mesmo diante de seu próximo. Aquele que serve ao seu próximo com todo o coração. Aquele que guarda os mandamentos do Senhor e os cumpre, e o mandamento é que amemos nosso
próximo como a nós mesmo. Aquele que fizer isso será o maior diante de Deus.
Enquanto as pessoas estarão achando que você é o menor nessa terra, Deus estará lhe exaltando e fazendo de você um grande servo em Sua presença. E para quem gosta de se exaltar nessa terra, achando-se melhor do que seus irmãos porque tem eloquência, porque arrasta multidão, porque pastoreia uma igreja com mil membros, esse mesmo será humilhado.
Para terminar quero dizer que o reino de Deus não tem nada a ver com quem começou há 38 anos como eu, e com quem começou ontem. O importante é ser fiel! É servir ao próximo com o dom ou dons que recebeu segundo a sua capacidade. Logo, quem está começando agora não deve se sentir inferior dentro da igreja porque outros começaram há 30 anos. Sim, eles têm mais bagagem e com certeza ensinarão muitas coisas, mas você é tão servo de Deus quanto eles e cada um receberá seu galardão por ser fiel ao Senhor, não importa se o talento que você recebeu foi um, dois ou três. Deus vai recompensar a cada um segundo suas obras. Portanto não enterre o dom que Deus lhe deu para servir ao próximo, use-o mesmo que seja somente um.
Deixarei uma passagem para que ninguém se orgulhe pelo tempo de trabalho na vinha do Senhor. Por achar que trabalhou mais que os outros e que merece mais recompensa que os outros que chegaram agora.
Porque o reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assalariar trabalhadores para a sua vinha. E, ajustando com os trabalhadores a um dinheiro por dia, mandou-os para a sua vinha. E, saindo perto da hora terceira, viu outros que estavam ociosos na praça, E disse-lhes: Ide vós também para a vinha, e dar-vos-ei o que for justo. E eles foram. Saindo outra vez, perto da hora sexta e nona, fez o mesmo. E, saindo perto da hora undécima, encontrou outros que estavam
ociosos, e perguntou- lhes: Por que estais ociosos todo o dia? Disseram-lhe eles: Porque ninguém nos assalariou. Diz-lhes ele: Ide vós também para a vinha, e recebereis o que for justo. E, aproximando-se a noite, diz o senhor da vinha ao seu mordomo: Chama os trabalhadores, e paga-lhes o jornal, começando pelos derradeiros, até aos primeiros. E, chegando os que tinham ido perto da hora undécima, receberam um dinheiro cada um. Vindo, porém, os primeiros, cuidaram que haviam de receber mais; mas do mesmo modo receberam um dinheiro cada um. E, recebendo-o, murmuravam contra o pai de família, Dizendo: Estes derradeiros trabalharam só uma hora, e tu os igualaste conosco, que suportamos a fadiga e a calma do dia. Mas ele, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço agravo; não ajustaste tu comigo um dinheiro? Toma o que é teu, e retira-te; eu quero dar a este derradeiro tanto como a ti. Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom? Mateus 20:1-15
Que possamos ser humildes a ponto de lavar os pés de nossos irmãos, para aí sim, sermos considerados maiores no reino de Deus, pois menor diante dos olhos humanos será o maior diante de Deus.
Paz e bem!
Pastor Reginaldo Torres