COBERTURA ESPIRITUAL?
A doutrina da "cobertura espiritual” começou com pastor César Castellanos Dominguez na Colômbia, e foi introduzida no grupo G12, criado pelo mesmo, e propagou-se por todo o mundo, levando muitos líderes a aceitarem essa nova visão e doutrina como algo certo e bíblico.
Para dar base a essa doutrina enganosa usa-se os versos de Hebreus 13:17: “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros”.
Felizmente, esse verso de Hebreus está longe de dizer que alguém depende de uma cobertura espiritual humana, também porque nós humanos nada temos de bom em nós mesmos, e tudo que temos, se há alguma coisa boa em nós, vem do Senhor Jesus que conquistou com sua morte todas as bênçãos e vitórias, despojando as potestades e principados e os envergonhando.
Com o intuito de obter o controle sobre as pessoas, de fazê-las seguir cegamente e sem questionamentos, o líder do G12 criou essa doutrina na qual todos devem prestar contas a ele de tudo que iriam fazer ou não fazer, que todos deveriam se dirigir a ele para terem uma aprovação ou não de qualquer atividade (tarefa) na área espiritual ou material.
Usando a tal cobertura espiritual, os líderes exercem controle sobre seus membros e ministério, e os ameaçam de maldição se estes quiserem deixar sua denominação, dizendo que os mesmo perderiam a cobertura espiritual deles e padeceriam vários males.
Em Atos dos Apóstolos 20:30-31 lemos:
‘’E ainda mais, dentre vós mesmos surgirão homens que torcerão a verdade, com o propósito de conquistar os discípulos para si. Por isso, vigiai!’’
O verso de Atos 20 mostra ser mais manipulação a dita “cobertura espiritual” do que algo de fato espiritual e saudável no reino de Deus.
No verso de Hebreus 13:17 não vemos submissão absoluta, nem poderio do pastor sobre alguém. Há apenas uma recomendação para que cada ovelha respeite e honre seu pastor, obedecendo-o no que diz respeito aos ensinamentos bíblicos. A submissão nesse verso não é algo cego e absoluto, sem questionamentos, pois a própria bíblia ensina-nos a julgar as profecias e ensinamentos. Logo, devemos ser obedientes e submissos enquanto nosso pastor está no verdadeiro e simples evangelho, e o ato de querer exercer controle, poder, comando sobre as pessoas da igreja é totalmente contrário a ele.
‘’E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.
Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo.’’
Mateus 23:9,10
Os judeus tinham o costume de chamar os fariseus e saduceus de pais e mestres espirituais (guias espirituais). No texto citado acima de Mateus, Jesus deixa bem claro que jamais devemos chamar alguém de mestre e pai espiritual (guia espiritual), pois nosso único guia, pai e mestre espiritual é Deus, e é Ele que nos guia em toda verdade, através do Espírito Santo (vide João 16:13).
Muitos apreciam serem chamados de “Paistor” e “Paipóstolo”, algo totalmente contrário à Palavra de Deus e sua vontade para com a igreja de Cristo. Todo líder, de fato, é usado pelo Espírito Santo para conduzir à vontade de Deus, mas a honra não é dele, mas do próprio Espírito Santo. Logo, o único Pai, mestre e guia espiritual da igreja de Cristo é Deus que o faz através do Espírito Santo que está na terra, e não, homem algum. “Jesus disse: Sem mim nada podeis fazer”
Que ninguém diga estar debaixo da cobertura espiritual de qualquer apóstolo, bispo, pastor ou missionário, como se tivesse uma maior unção, poder ou graça, ou fosse superior espiritualmente.
‘’Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos.’’ Mateus 23:8
Todo crente em Jesus foi feito rei e sacerdote e está debaixo exclusivamente da cobertura do Espírito Santo, e não, de homens.
‘’E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.’’ Apocalipse 1:6
‘’Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” (I Pedro 2:9).
Segundo o texto de Apocalipse 1:6 e 1 Pedro 2:9, toda igreja é composta de reis e sacerdotes, e ela é a geração eleita. Isso mostra que todos na igreja são iguais, são irmãos e que todos são instruídos pelo Espirito Santo diretamente, pois todos da congregação são reis e sacerdotes, portanto, preparados para receberem instrução diretamente do alto. Os pastores e líderes foram colocados para mostrarem ao povo a verdade bíblica, a vontade de Deus, mas isso não quer dizer que eles têm poder e domínio espiritual sobre o rebanho de Deus. Ele é apenas um mordomo posto para cuidar dos demais até que o Senhor venha. (Leia Mateus 24:48-49.)
Os líderes que alegam haver pessoas debaixo de sua cobertura espiritual, ou pessoas que dizem estar debaixo da cobertura espiritual de alguém, estão se colocando no lugar do Espírito Santo ou dizendo que alguém ocupa o lugar do Espírito Santo na vida dele.
Quem tem a cobertura do Espírito Santo não precisa de cobertura espiritual de mais ninguém! O Espírito Santo veio para convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo, é o Consolador que conforta, restaura, vivifica e alegra a todos nós.
A tal "cobertura espiritual" que muitos líderes cristãos dizem dar as pessoas nada mais é do que domínio sobre o outro, caracterizado principalmente pelo ato de mandar e desmandar, sem contrariedade ou questionamento.
Pessoas que se submetem a tal “cobertura espiritual” humana, precisam ter admiração incondicional, obediência cega, não ter antecedentes de senso crítico e nem conhecimento pleno da Palavra de Deus.
Versículos que mostram não ser bíblica a doutrina da “cobertura espiritual” dada por homens:
‘’Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. (João 16:13)
“Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.” (Romanos 8:14)
“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.” (Romanos 8:26)
‘’Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;
Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.’’ (1 Pedro 5:2-3).
‘’E vós tendes a unção do Santo, e sabeis todas as coisas.’’ (1 João 2:20)
Todos os versos acima mostram que nosso protetor é unicamente o Espírito Santo e mais ninguém. Nenhum homem tem essa capacidade de assistir espiritualmente alguém, a não ser o Espírito Santo. Nenhum homem tem poder de proteger e livrar alguém espiritualmente, a não ser o Espírito Santo. Logo, a cobertura que recebemos quanto aceitamos ao Senhor Jesus é o próprio Espírito Santo.
Vamos estudar a bíblia para não sermos enganados por homens manipuladores que exigem obediência cega e se auto intitulam "cobertores espirituais" da igreja de Deus.
O único COBERTOR ESPIRITUAL da igreja de Deus é o ESPÍRITO SANTO!
Paz e bem a todos!
Pastor Reginaldo Torres