O Espinho na Carne do Apostolo Paulo
...e por causa da extraordinária grandeza das revelações. Porquanto, para que eu me não engrandecesse demais, foi-me dado um espinho na carne, mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de eu não me engrandecer demais. 2 Corintios 12:7
Durante toda minha carreira como evangélico procurei descobrir o que seria este tal espinho que atormentava tanto o Apostolo Paulo. Em minha busca, eu sempre fui atras de estudos de outras pessoas, e sempre que lia a passagem bíblica que fala sobre esse assunto nunca me aprofundava demasiado para descobrir pelas próprias escrituras o que este espinho vinha ser.
(Lembre-se que as escrituras se decifram por si própria )
Nessa minha busca sobre o que seria o tal espinho que tanto atormentava o Apostolo Paulo, eu descobri o parecer de muita gente, e eu mesmo cheguei a crer em alguns destes pareceres.
Alguns diziam e dizem que o Apostolo Sofria de um problema de visão por causa do esplendor da gloria de Deus no encontro dele com Jesus no caminho de Damasco
Outros dizem que era um tipo de enfermidade que o debilitava.
Outros que era falta de mulher, já que o apostolo não tinha, e tinha que conter seu apetite sexual e isto era algo que o afligia demais
O maior absurdo que já ouvi em toda minha vida, foi que o espinho na carne do Apostolo Paulo, Pelo fato dele haver nascido em uma cidade pagã e de muita orgia sexual, foi que ele tinha tendências homossexuais, mas não praticava e isto era um grande espinho em sua carne (pedra em seu sapato que doía muito) Na versão da homosexualidade eu nunca cri pois esta bem claro que tal problema comecou a acontecer na vida do Apostolo depois das revelacões e visões que o mesmo teve depois de seu encontro com Jesus.
Esta questão do espinho na carne do Apostolo Paulo sempre me perturbou muito, e eu sempre quis descobrir concretamente, não com especulações, o que era de fato este Espinho que fazia o apostolo sangrar na carne para não se exaltar.
Um dia lendo o Livro «Procuram-se pregadores como Paulo» do escritor Ciro Sanches Zibordi, ele deixou uma frase em seu livro assim: «Ah se eles soubessem» se referindo ao Espinho na carne do Apostolo. Eu fiquei encucado e pensei, Ah, por que ele não deixou o parecer dele sobre o que era este espinho? Esta frase «Ah se eles soubessem» do livro, me deixou encucado e eu fiquei pensando e me perguntando, por que o pastor Ciro Sanches Zibordi não escreveu o que é este espinho?
Isto me levou a ir meditar mais nas escrituras pra descobrir de fato o que era este espinho.
Eu estava disposto a descobrir de fato o que era este espinho e acabar com as especulacões de muitos sobre este tema e também com minhas próprias versões do que seria este espinho que tanto fazia o apostolo sangrar
Voltei novamente a estudar sobre o que seria o espinho na carne do Apostolo Paulo, e para minha surpresa a resposta estava bem ali diante de mim, bem na minha cara durante todos estes anos, e eu não a via. Uma grande alegria veio ao meu coração. Finalmente eu descobri pela própria palavra de Deus o que era o espinho na carne do Apostolo Paulo.
Vamos meditar então na passagem que fala sobre o Espinho. 2 Coríntios 12
Neste capitulo o Apostolo Paulo fala sobre as grande revelações que teve começando a contar sobre uma pessoa que foi arrebatada, veja que ele faz a narração sem contar de imediato que esta pessoa era ele mesmo. Ele começa a dizer que conhece um homem que foi arrebatado e que teve revelações maravilhosas. Depois disso nos versos 5 e 6 ele começa a revelar que este homem era ele mesmo, e continua no verso 7 a dizer que foi-lhe posto um espinho na carne para que ele nunca se gloriasse, se exaltasse, mas sempre permanecesse humilde. Ate ai tudo bem. Todo mundo sabe que lhe foi dado um espinho na carne, o problema é que muitos não sabem e ate especulam que espinho seria este. Bom, a resposta esta no mesmo verso 7. O espinho na carne de Paulo nada mais era que as perseguições, traições e acoites por causa do evangelho.
Estas coisas faziam com que ele nunca se exaltasse achando que podia mais que todos, que era maior que outros, que pregava mais ou que tinha mais gloria na terra que outros. Estas perseguições faziam com que o apostolo vivesse em oração e humilhação diante de Deus, de seus irmãos e de outros apóstolos.
A palavra espinho na carne era uma expressão judaica para aflições por perseguição
Roma era um espinho na carne do povo de Israel. Ou seja. Roma vivia afligindo Israel.
Nós também usamos algumas expressões para pessoas que nos perseguem ou vivem falando mal de nós. Exemplo: Ele é um calo no meu pé. Ele é uma pedra no meu sapato. Estas expressões mostram que tal pessoa considerada pedra ou calo vive nos afligindo, humilhando ou desejando nosso mal.
Quem tem calo ou já teve uma pedra no sapato sabe a dor e incomodo que é ter tal coisa no pé
Se o Apostolo Paulo vivesse no Brasil ele diria que Deus havia colocado uma pedra no sapato dele ou um calo no pé dele para que ele não se gloriasse com as revelações, mas permanecesse sempre humilde.
Logo o próprio versículo 7 do capítulo 12 de 2 Coríntios nos revela que o Espinho na carne de Paulo era um mensageiro de satanás para esbofetear ele, ferir ele, caluniar ele, açoitar ele, perseguir ele. Estas situações problemáticas na vida do Apostolo faziam com que o apostolo não se exaltasse achando que o mesmo era maior que seus irmãos por causa do arrebatamento e das revelações celestiais.
Vamos ver alguns exemplos bíblicos que falam sobre espinho na carne pra que cada um possa estar convicto de que o «espinho na carne» do Apostolo Paulo era uma expressão judaica para aflições através de perseguições.
«Se, contudo, vocês não expulsarem os habitantes da terra, aqueles que vocês permitirem ficar se tornarão farpas em seus olhos e espinhos em suas costas. Eles lhes causarão problemas na terra em que vocês irão morar.» Numeros 33:55
«estejam certos de que o Senhor, o seu Deus, já não expulsará essas nações de diante de vocês. Ao contrário, elas se tornarão armadilhas e laços para vocês, chicote em suas costas e espinhos em seus olhos, até que vocês desapareçam desta boa terra que o Senhor, o seu Deus, deu a vocês.» Josué 23:13
«A Casa de Israel nunca mais terá vizinhos maldosos que a firam como roseiras bravas com seus espinhos pontiagudos e dolorosos. Porquanto todos eles entenderão que Eu SouYahweh, o Soberano SENHOR.» Ezequiel 28:24
Existem muitos outros versos na bíblia que falam de espinhos como sendo aflições dos povos a Israel. Por isto que em Israel se usava este ditado «espinho na carne» toda vez que alguém era afligido por alguma pessoa, fosse ela pessoa física ou nação. Esta pessoa era um espinho na minha carne, ou esta nação era um espinho para os Israelitas, segundo eles mesmos.
Espero que meu artigo tenha servido pra te esclarecer o que de fato era o espinho na carne do Apostolo Paulo. Lembre-se: o próprio verso 7 do capítulo 12 de 2 Coríntios diz que este espinho eram as perseguições e humilhações que o Apóstolo passava em seu ministério. Satanás usava pessoas para sempre esbofetear o Apostolo
Deus te abençoe
Pastor Reginaldo Torres