Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 3.1/5 (1251 votos)




ONLINE
2




Partilhe esta Página




  

 

super bowl 2021 live streaming

POR QUE O CRISTÃO NÃO DEVE USAR O KIPA E O TALIT?
POR QUE O CRISTÃO NÃO DEVE USAR O KIPA E O TALIT?

POR QUE O HOMEM CRISTÃO NÃO DEVE USAR O KIPA E NEM O TALIT HEBRAICO?

 

Olá, pessoal! Mais uma vez estou aqui para apresentar outro tópico, e dessa vez vamos falar sobre a cobertura sagrada que os judeus usam na cabeça para orar, chamadas de kipá e talit e que muitos cristãos passaram a usar.

 

Vamos falar um pouco o significado do kipá e do talit no judaísmo e vamos tentar provar porque os cristãos (varões) não devem usar tal cobertura na hora de orar a Deus, pois tal cobertura no cristianismo é considerada heresia e desonra para o homem.

 

O QUE E KIPÁ E TALIT?

 

1- kipá

A palavra Kipá significa arco, o qual posto na cabeça do homem, mostra que ele está sempre debaixo do poder do Altíssimo de Israel, e que o Deus de Israel está sempre do lado do mesmo. O objetivo do kipá é lembrar ao homem que Deus está sempre acima dele, acompanhando-o onde quer que ele vá e vendo todas as suas obras.

 

2- Talit

O talit é um manto de orações, usado pelos judeus que quando posto na sobre a cabeça tem a mesma função do kipá, mas ele também é usado para que a pessoa possa cobrir seu rosto (toda cabeça e face ficam cobertas) na hora das orações, e assim não ter sua atenção desvirtuada para qualquer outra coisa. Segundo o judaísmo, o talit é usado para separar o homem do mundo, fazendo-o entrar na presença de Deus.

O talit também é usado para lembrar o povo de Israel dos 613 preceitos da lei Mosaica.

O talit pode ser um manto, uma camisa, ou uma veste completa para todo corpo. Nessas vestes (manto, camisa, túnicas) são fixadas franjas que simbolizam toda Lei de Moises dada ao povo de Israel.

O talit tem várias pequenas franjas, os tsitsiot, e quatro franjas grandes e compridas, as tsitsit.  Para além de faixas, normalmente 5 de cada lado, perfazendo 10 o número do decálogo, duas grossas e três estreitas, com mais uma ou duas de cor prateada, lembrando as bênçãos de Deus para o seu povo.

«Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Que nas bordas das suas vestes façam franjas pelas suas gerações; e nas franjas das bordas ponham um cordão de azul”.

E as franjas vos serão para que, vendo-as, vos lembreis de todos os mandamentos do Senhor, e os cumprais; e não seguireis o vosso coração, nem após os vossos olhos, pelos quais andais vos prostituindo.

Para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os cumprais, e santos sejais a vosso Deus».  Números 15: 38-40

 

Agora que falamos um pouco do significado do Kipá e da talit e o porquê dos judeus os usarem, vamos falar sobre o motivo dos homens cristãos não deverem usar tal adereço sobre a cabeça, seja no dia-a-dia ou na hora de orar a Deus.

 

Infelizmente, nesses últimos anos virou moda os cristãos pegarem ritos e preceitos judaicos e introduzí-los ao cristianismo, algo que o Apostolo Paulo combateu veemente.

 

Basta ler as cartas paulinas para ver que Paulo combateu severamente os ritos judaicos no cristianismo (culto cristão), pois os ritos judaicos eram uma sombra, um simbolismo do que Cristo iria fazer e seria para os cristãos no pacto da Nova Aliança.  De novo eu falo, infelizmente, muitos apóstolos, bispos e pastores começaram nesses últimos anos a introduzirem preceitos, ritos e leis judaicas no meio da igreja de Cristo. Esses ritos acabaram virando moda, e todo mundo quer copiar, sem nem saber direito o que está fazendo.  Apenas copiam, sem fazer um estudo das Escrituras para saberem por que estão fazendo tal coisa ou se devem fazer tal coisa.

 

Um líder chega lá e diz que esta sendo abençoado com o Kipá e/ou talit, e manda a igreja usar, e todo mundo usa sem sequer ir averiguar nas Escrituras se aquilo dentro do cristianismo é ou não uma heresia.

Muitos dizem: ‘’senti algo tão forte, me arrepiei todo, nossa, quando coloquei o kipá /talit, chorei e não consegui me conter’’.  Crentes que vivem, infelizmente, de sentimentos e emoções, e não,  do que a Palavra de Deus diz e ensina aos cristãos.

 

Muitos cristãos, infelizmente, ainda pensam que a igreja de Cristo tem tudo a ver com o judaísmo, mas não tem, e isso o Apóstolo Paulo deixa bem claro em suas cartas.

A igreja está sob um novo pacto, feito com o derramamento do sangue de Cristo, e Israel está sob um antigo pacto, perpétuo, feito no Monte Sinai exclusivamente entre Deus e Israel. 

 

Para os judeus, o uso do Kipá e do talit não é heresia, pois a eles foi ordenado que o fizessem. Contudo, para o homem cristão torna-se uma heresia, pois nem Jesus e nem os apóstolos mandaram-no usar tal objeto.  Como disse antes, tais preceitos e ritos da lei mosaica eram apenas sombra do que seria manifestado em Cristo e do que Cristo faria conosco, como sua igreja.

 

O kipá e o talit no Novo Testamento são heresias e sinais de desonra para o homem.

Vamos ver o que Paulo diz em 1 Coríntios 11:

‘’Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.

Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça.’’   1 Coríntios 11:3,4

‘’O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus.’’                       1 Coríntios 11:7

 

Veja que Paulo está falando sobre o manto de oração chamado de talit ou kipá. (O talith foi criado primeiro, e o Kipá depois). Era costume dos judeus, mesmo conversos ao cristianismo, quererem praticar tais ritos e até influenciarem os não judeus cristãos a também usarem, pois muitos judeus na época dos apóstolos acreditavam que para ser cristãos (seguidores do Messias), os gentios (não judeus) deveriam se converter ao judaísmo (eram os cristãos judaizantes).  Aí vem a exortação de Paulo, dizendo que eles não precisavam cobrir a cabeça, pois eles já tinham um acima da cabeça deles, que era Jesus, dando-lhes livre acesso ao Pai.

Paulo continua dizendo que quem usa o Kipá, ou manto de orações sobre a cabeça, está desonrado sua cabeça, ou seja, está desonrando Cristo que está sobre ele. Ele diz que o homem é a imagem da glória de Deus, e por isso não deve por nada sobre sua cabeça.

Quando um cristão usa o Kipá ou o talit, ele está se auto desonrando e dizendo que o sacrifício de Cristo não serviu para nada. Jesus morreu justamente para restituir ao homem a gloria perdida no Jardim do Éden, e fazer com que o Homem tenha novamente comunhão com Deus, sem precisar se cobrir para tal. (Lembre-se de Adão e Eva sentirem vergonha de Deus e esconderem-se, e depois vestirem-se.)   

O uso do talit é também desnecessário porque tal manto dentro do judaísmo serve para lembrar a eles dos 613 mandamentos (religiosos, cívicos e morais) da Lei de Moisés, e a maioria desses 613 mandamentos não foi renovada no sacrifício da cruz e não tem valor algum para nós cristãos, a não ser no aspecto histórico. O talit é uma sombra do que Jesus faria conosco na Nova Aliança. Ele retiraria o coração de pedra e colocaria um coração de carne em nós. Um Coração que seria sensível às suas leis, leis da Nova Aliança, e não da Antiga Aliança feita exclusivamente com os judeus. Ele cobriria nossa vergonha (nudez) e nos veria puros diante de Deus, através de seu sangue.

Hoje nós não precisamos andar com fitas amarradas, pedaços de dizeres escritos na testa, nos braços, nas roupas, para nos fazer lembrar dos preceitos e mandamentos do Senhor. Hoje o cristão recebeu o Espírito Santo dentro de si, fazendo morada nele, e o mesmo Espírito que está dentro do cristão é como uma cobertura para o cristão  fazendo-o lembrar do que agrada e desagrada a Deus.  É o Espírito Santo que convence o Homem.

 

Quem faz questão de seguir a ‘’modinha’’ de usar o Kipá e o talit, achando que é ‘’bonitinho’’, saudável, e que está atraindo bênçãos para si, está completamente enganado, e segundo a Bíblia, o mesmo nega o sacrifício de Cristo por ele, nega a Nova Aliança e se auto desonra. Seguir esses preceitos é o mesmo que se circuncidar e a biblia diz que quem se circuncisa pelo mesmo Cristo não morreu. Leia Gálatas 5

 

Logo, usar o Kipá e/ou o talit sobre a cabeça ou nas costas é heresia no cristianismo e auto desonra para o homem, segundo o apóstolo Paulo.

 

 

Não se esqueça de que o cristão está sob o pacto da Nova Aliança.  A Velha Aliança foi um pacto feito exclusivamente com os judeus e mais ninguém. Logo, mesmo que alguém venha dizer que o que ele faz ou usa, abençoa-o e faz cair fogo do céu. 

Não o sigas, pois há mais de 99% de chances desses ensinamentos serem heréticos, em desacordo com o que o Novo Testamento nos manda fazer e seguir.

Podemos amar, orar por, defender e honrar Israel sem precisar introduzir praticas e ritos judaicos no cristianismo!

Espero que você tenha gostado desse artigo e toda vez que alguém lhe apresentar uma nova doutrina, possa consultar o Novo Testamento a fundo para ver se de fato é permitido ao cristão praticar.

 

Que Deus o abençoe.

 

Pr. Reginaldo Torres