DESPREZO, OFENSA E ZOMBARIA A UM IRMÃO
Paz de Cristo Jesus!
Hoje eu quero escrever sobre o desprezo, ofensa e zombaria que muitas vezes praticamos contra um irmão em Cristo.
Para falar sobre esse assunto quero usar algumas palavras que Jesus usou no Evangelho de Mateus capítulo 5 verso 22.
-Cólera
-Raca
-Tolo
Em Mateus 5:22 diz:
‘’Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno.’’
Agora que já lemos a passagem em evidência, vamos para definição das três palavras que coloquei acima.
-Cólera
Cólera é uma irritação forte, uma ira, um impulso violento que nos incita contra alguém. É um comportamento de ferocidade, de irritação.
-Raca
A palavra raca tem tudo a ver com um termo do tempo bíblico judeu.
Era um termo popular de insulto, significando ‘vil’, ‘desprezível’. Está em estreita conexão com a palavra ‘rekim’, que em Juízes (11.3) os rabinos ensinavam que o uso de tal expressão era quase tão grande crime como o assassinato.
-Tolo
1.pessoa considerada insensata ou pouco inteligente, imbecil
2.pessoa ingênua, a quem é fácil enganar e prejudicar
3.indivíduo que não tem sanidade mental
Dicionário bíblico = Idiota; imbecil; ridículo; bobo
No pequeno verso que lemos nesse artigo com seu contexto, vemos que Jesus deixou bem claro o perigo de se irritar, ofender e rebaixar um irmão em Cristo.
A palavra cólera é usada para descrever aquelas pessoas que só vivem explodindo com as outras. Infelizmente, existem pessoas assim, que de repente explodem com o irmão e soltam tudo que não deviam. Eu mesmo já vi pessoas com uma voz mansa e meiga, mas do nada frustravam-se com alguma coisa, soltavam cobras e escorpiões em cima dos irmãos sem pensar nas consequências de suas palavras.
A Bíblia condena tal comportamento e diz que quem assim procede terá que passar pelo juízo de Deus. Ele será julgado e dependendo de quantas pessoas ele matou com sua cólera, poderá ser condenado ao inferno. Portanto, meus amados irmãos, vamos controlar nossos temperamentos, deixar de jogar para cima dos outros nossas frustrações e problemas, achando que podemos falar o que quisermos a um irmão em Cristo porque estamos passando por um momento difícil, de perda ou problema. Nosso irmãos não merecem morrer por causa de nossas frustrações e ira.
Raca (Rekin)
A palavra Raca tem muito a ver com os tempos bíblicos e era muito usada para humilhar alguém, dizer que este não tinha valor, era ‘’lixo’’, imbecil, desprezível. É uma palavra de rejeição, menosprezo e os rabinos judeus diziam que usá-la contra alguém era o mesmo que matar a pessoa.
Veja bem o perigo de menosprezar um irmão, de não deixar o mesmo se juntar ao seu grupo de amizades, pois ali só pode a ‘’panelinha’’ superior, só podem as ‘’irmãzinhas de oração’’ ou os ‘’varões de fogo’’. Quando você faz isso, está chamando seu irmão de ‘’lixo’’, de imbecil, está o rejeitando e menosprezando. Isso é um tipo de assassinato e você terá que prestar contas diante do tribunal do juízo de Deus por causa disso. Aí no Tribunal você poderá ou não ser absolvido. Como falei acima, vai depender se você se arrependeu, parou de praticar tais coisas e de quantas pessoas você matou com suas atitudes.
Tolo
A palavra todo é muito forte, e quando Jesus diz sobre o chamar um irmão de tolo, Ele vai direto e diz que quem assim chama um irmão será réu do fogo do inferno.
Eu mesmo já ouvi na igreja pessoas dizendo: Aquele irmão é um tolo, um imbecil. Existem pessoas que usam até de má fé com aqueles irmãos mais humildes, sem escolaridade e mais simples. Aproveitam-se e caçoam de tal irmão. Quantas vezes eu já vi pessoas sendo caçoadas por outras dentro da igreja por não se vestirem de uma maneira que as outras se vestiram, quantas vezes eu já vi esses mesmo irmãos sendo chamados de tolos, imbecis e até mesmo de terem ‘’miolo mole’’. O pior que toda essa linguagem sempre chegava à pessoa, ela sempre
acabava descobrindo e por isso muitas delas se desviaram, deixaram de crer, tiveram feridas profundas no coração. Tudo porque a mesma foi considerada tola por causa de sua maneira ingênua de ser.
Jesus diz que quem procede assim com seu irmão vai ser réu do fogo do inferno. Não tem por onde escapar, ou nos consertemos nessa área ou seremos réus do fogo do inferno.
Em Mateus 5 vemos Jesus nos advertindo sobre como não devemos tratar nossos irmãos em Cristo. As palavras de Cristo estão em plena concordância com muitas outras palavras que falam que a língua mata, destrói, e que contem o veneno do fogo do inferno, e quem não domá-la, comerá de seus próprios frutos. Os frutos que uma língua má produz é o fogo do inferno, pois se a pessoa não se arrepender ela será réu do fogo do inferno.
O Apóstolo Tiago diz:
‘’Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum!’’ Tiago 1:26
Logo, quem se diz cristão e fica o tempo todo tendo picos de ira contra alguém e achando que pode falar o que quiser pro outro, está apenas enganando a si mesmo, pois sua religião é falsa, ele não será contado como um fiel seguidor de Cristo e será réu do juízo de Deus.
‘’Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte. Toda pessoa que odeia seu irmão é homicida, e sabeis que nenhum assassino tem a vida eterna em si mesmo.’’ 1 Joao 3:14-15
Já o Apóstolo João diz que sabemos que passamos da morte para vida pelo amor que sentimos por nossos irmãos, não importando sua classe social, seu jeito de ser ou falar. Nós os amamos e nos importamos com eles, queremos sempre tê-los unidos a nós, e usamos palavras para levantá-los, e não para rebaixá-los.
Veja que o Apóstolo continua dizendo que quem odeia ou ira-se contra o seu irmão, é um assassino e este não terá herança no reino de Deus, ou seja, os assassinos não entrarão no reino de Deus.
Por que o Apóstolo João usa a palavra ódio ao invés de ira? Ele usa porque uma pessoa que ama de fato a outra não usa palavras baixas, não se encoleriza e nem despreza a mesma. Somente quem odeia alguém pratica tais atos. Logo, não adianta eu dizer que amo meu irmão quando ao mesmo tempo o menosprezo e irrito, digo calúnias e me iro contra ele, maltrato e desprezo. Minhas palavras de amor não passarão de hipocrisia, e Deus odeia a hipocrisia, por isso Jesus sempre era muito duro com os fariseus que falavam uma coisa e faziam outra por trás.
Quantas vezes ouvimos nas igrejas pessoas dizendo que amam a outra, mas depois vemos essa mesma pessoa falando mal, fazendo fofoca, caluniando, desprezando, e ate se encolerizando contra a mesma?
Palavras, apenas palavras de amor, sem prática. Quem assim procede será réu do fogo do inferno, pois as palavras cólera, raca, e tolo estão interligadas. Quem pratica a cólera contra seu irmão, também o considera um ‘’lixo’’, um ‘’Zé Ninguém’’, um idiota e um tolo.
A língua tem grande poder. Com a língua podemos abençoar ou amaldiçoar, encorajar ou rebaixar, e até salvar ou matar! Por isso é muito importante aprendermos a controlar a língua. Quem não controla a língua tem muitos problemas.
Quem se submete a Deus tem cuidado com o que fala. Falar a Palavra de Deus abençoa e traz sabedoria. Devemos sempre abençoar com nossa língua.
O homem que abriga ira contra seu irmão está em perigo do tribunal local. João, mais tarde, refletiu este conceito em sua memorável afirmação: "Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino." 1 João 3:15
Não somente os amargos sentimentos põem a pessoa em perigo, mas assim também o faz o abuso desdenhoso que eles estão dispostos a promover. Quantos corações têm sido brutalizados por palavras que cortam como floretes? Às vezes, o assassinato seria melhor se fosse físico do que o assassinato da alma feito por atrocidades verbais!
Atacamos as pessoas com o máximo desdém e as deixamos, como pretendíamos, prostradas e mortas espiritualmente. Para isto, o Senhor advertiu, ficaremos "sujeito a julgamento do tribunal" (uma provável referencia ao Sinédrio) ou, mais corretamente, "ao inferno de fogo." É evidente que o uso que o Senhor faz aqui de "julgamento" e "conselho" é uma acomodação. As cortes civis não podem tratar de pensamentos perversos, mas o tribunal a que Jesus se refere pode lançar o infrator no inferno (Mateus 10:28).
O problema do assassinato tem que ser atacado na fonte. Tanto o coração, como a língua, bem como a mão, tem que ser lavados da brutalidade do ódio, através da verdadeira conversão e lavagem do sangue de Cristo.
Jesus atacou o problema na raiz e mostrou para os hipócritas que se eles não se convertessem e deixassem tais praticas, seriam réus do fogo do inferno.
Despertemo-nos e consertemo-nos enquanto é tempo ‘’pois aquele dia vem ardendo como forno; todos os soberbos e todos os que cometem impiedade serão como palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo.’’ Malaquias 4:1
Deus lhes abençoe.
Reginaldo Torres