Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 3.1/5 (1251 votos)




ONLINE
3




Partilhe esta Página




  

 

super bowl 2021 live streaming

AS MULHERES CRISTÃS E O USO DO VÉU NA IGREJA
AS MULHERES CRISTÃS E O USO DO VÉU NA IGREJA

 

 A MULHER CRISTÃ DEVE OU NÃO DEVE USAR VÉU NA IGREJA?

 

Paz seja convosco amados e amadas em Cristo Jesus!

Neste tópico eu quero abordar uma doutrina da igreja que tem causado muita polemica entre os cristãos, o uso do véu pelas mulheres cristãs.

 

A mulher cristã deve ou não deve usar o véu?

O uso do véu era apenas um costume da igreja primitiva ou um mandamento à mesma?

O uso do véu era para diferenciar as mulheres cristãs das sacerdotisas da deusa Afrodite?

O uso do véu humilha e rebaixa a mulher?

A mulher cristã ainda deve usar o véu ao orar e profetizar na igreja?

Quem não usa o véu não é ouvido por Deus pois Deus só ouve quem usa véu?

O cabelo que é o véu da mulher?

 

As perguntas acima durante anos-séculos tem causado conflito e discussão entre os cristãos que acham que o uso do véu é necessário e portanto é um mandamento, e aqueles que acham que o uso do véu pelas mulheres da igreja é algo ultrapassado que era somente para igreja de Corinto por causa da adoração a deusa Afrodite na Grécia.

 

Como em todos os meus artigos, eu costume dizer que eu não sei toda verdade sobre assuntos bíblicos, sou humano e limitado, mas tenho procurado estudar sobre diversos temas, e pela bíblia procurado explicar tais temas com temor e amor a todos que irão ler meus artigos.

 

Uma das regras da teologia é sempre usar a hermenêutica e a exegese para interpretar as escrituras

 

Hermenêutica:

 

  1. ciência, técnica que tem por objeto a interpretação de textos religiosos ou filosóficos, esp. das Sagradas Escrituras.

 

  1. interpretação dos textos, do sentido das palavras.

 

Exegese:

Comentário ou dissertação que tem por objetivo esclarecer ou interpretar minuciosamente um texto ou uma palavra.

 

A escrituras sejam elas veterotestamentárias ou neotestamentárias se auto explicam, nos precisamos apenas ter atenção no texto e no contexto pois a bíblia vai explicar ela mesma.

 

Devemos lembrar que o tempo e revelações  jamais podem ditar ou modificar o que a palavra de Deus diz.

 

Vamos então falar sobre esse assunto que é o uso do véu pelas mulheres da igreja e para falarmos sobre esse assunto devemos ir a palavra de Deus onde tal ensinamento esta descrito.

 

 

Vamos ler em 1 Corintios 11:1-16

 

Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.
E louvo-vos, irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como vo-los entreguei.
Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.
Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça.
Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada.
Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu.
O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.
Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.
Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.
Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos.
Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor.
Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus.
Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta?
Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido?
Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu.
Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.

 

Durante quase toda minha vida eu cri que as mulheres da igreja deviam usar o véu como sinal de humildade, obediência hierárquica e autoridade para poderem orar, profetizar e ensinar na congregação, mas depois de alguns estudos teológicos que tive, eu deixei de crer em tal coisa e comecei a adotar o ensinamento moderno de que tal coisa era somente para igreja de Corinto na Grécia, que tal ensinamento era para diferenciar as mulheres da igreja cristã das profetizas pagãs de Afrodite, e que em nossos dias as mulheres não precisam mais usar o véu pois não vivemos mais naquele tempo é que o cabelo sim é o véu necessário para mulher e não um pedaço de pano sobre a cabeça.

 

Assim eu deixei de crer como cria no principio para adotar esse novo ensinamento, mas uma coisa me deixava inquieto e eu queria saber mais sobre o assunto e eu sei que a bíblia se explica por si mesma e não precisa de Homens com suas ideias e sugestões. Voltei a estudar a bíblia sobre esse assunto, e me deparei com um texto que fez voltar a mim todas as convicções de que as mulheres devem sim usar uma cobertura sobre a cabeça ao orar, profetizar, pregar e ensinar na congregação.

 

 

O texto é: «Por causa dos anjos»1 Coríntios 11:10 

Veja que o apostolo não diz que elas devem usar o véu por causa das profetizas pagãs. Veja que o apostolo não diz que elas devem usar o véu para que houvesse uma diferença entre as cristãs e as pagãs, e para que os homens pagãos ao entrarem na igreja não confundissem as mesmas com as sacerdotisas pagãs que faziam sua adoração através de orgias sexuais.

 

O apostolo deixa bem claro que o uso do véu pelas mulheres devia ser por causa do anjos. Ele também fala que o mesmo seria um sinal de autoridade que as mulheres deveriam ter sobre a cabeça respeitando a hierarquia do culto

 

Ele diz: Deus é o cabeça de Cristo, Cristo o cabeça do homem e o homem o cabeça da mulher e por isso ao orar a mulher deve ter sobre a cabeça um sinal de poderio, de respeito a hierarquia divina pois a ela não foi dado a autoridade de prestar serviços a congregação na hora do culto.

Parece meio machismo mais não é! Parece que o texto esta querendo rebaixar a mulher, mas não está. O texto está colocando cada um em seu devido lugar diante de Deus, e isso agrada a Deus, quando o obedecemos.

 

Veja que o próprio jesus que e igual a Deus se torna menor que Deus.

«Deus e o cabeça de Cristo». Logo em um culto existe uma hierarquia que deve ser respeitada e cumprida.

Quando a mulher usa o véu ela está dizendo que está se submetendo a hierarquia e autoridade de Deus respeitando o que ele mesmo determinou.

 

Isso não é humilhação, mas exaltação. Deus, segundo o texto, da à mulher autoridade de pregar, orar, profetizar, ensinar, através do uso do véu que e um sinal visível de que ela se submete a autoridade de Deus e aceita sua posição de serva e que tem o homem como sua cabeça.

 

Vamos voltar as perguntas do começo:

A mulher cristã deve ou não deve usar o véu?

Sim! A mulher cristã deve usar o véu pois esse é um mandamento doutrinário e não algo cultural como muitos estão dizendo em nossos dias.

 

O uso do véu era apenas um costume da igreja primitiva ou um mandamento a mesma?

Não! O uso do véu não era apenas um costume da igreja primitiva, mas como ja foi dito, era um mandamento a todas as igrejas e mandamentos não mudam com o passar do tempo

 

O uso do véu era apenas para diferencias as mulheres cristãs das sacerdotisas da deusa Afrodite?

Não! O uso do véu na igreja primitiva nunca foi para diferenciar as cristãs das pagãs, mas um mandamento segundo a hierarquia no culto. Deus maior que Jesus, jesus maior que o homem e o homem maior que a mulher, e como a mulher não tinha permissão de Deus de falar na igreja, a ela foi dado a permissão através do uso do véu que mostra a ela que a posição foi dado a ela através do reconhecimento da hierarquia divina e da submissão quanto ao que Deus falou e ordenou.

 

O uso do véu humilha e rebaixa a mulher?

Não! O uso do véu não humilha ou rebaixa a mulher na congregação, se fosse assim o próprio Jesus se sentiria humilhado pois sendo Ele Deus igual ao Pai, o mesmo se faz menor que o Pai na congregação na hora do culto. Logo não existe motivos para mulher se envergonhar ou se sentir humilhada por causa do véu pois o mesmo da a ela honra e autoridade diante de Deus e dos homens coisa que o pecado tirou.

 

A mulher cristã ainda deve usar o véu ao orar e profetizar na igreja?

 

Sim! A mulher cristã deve usar o véu sempre que for orar, pregar, profetizar e ensinar na congregação pois o uso do mesmo da a ela autoridade e ao mesmo tempo mostra que ela reconhece e respeita a hierarquia divina de que o homem esta acima dela na congregação.

 

Quem não usa o véu não é ouvida por Deus pois Deus só ouve quem usa véu?

 

Não! Longe de mim dizer que quem não usa o véu não é ouvida por Deus. Em nenhuma parte do texto bíblico encontramos tal coisa, mas seguir a doutrina do véu e algo muito importante para igreja e agradável a Deus pois assim ele determinou. Algumas igrejas que usam o véu e são sectaristas costumam dizer que as mulheres que não usam o véu não são ouvidas por Deus, etc, mas eu jamais diria tal coisa, mas seria muito bom se as igrejas observassem esse mandamento ao invés de ficarem dizendo que era apenas costume da época, que era por causa da profetizas pagãs do templo, entre outras coisas que a biblia nao fala.

 

O cabelo que é o véu da mulher?

Sim! De uma maneira o cabelo foi dado em lugar do véu. Não! De outra maneira ele não foi dado em lugar do véu, e por isso Paulo manda a mulher colocar o véu na congregação.

 

Mas ter a mulher o cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar do véu.” (1 Coríntios 15). Aqui neste versículo somos instruídos que á própria natureza nos ensina que Deus deu para a mulher, uma cobertura natural e honrosa, que é seu cabelo comprido. Segundo a carta, ter o cabelo crescido seria um substitutivo para quando não estivesse orando ou profetizando.

O cabelo foi dado em lugar do véu para mulher no dia a dia e isso lhe é honroso e por isso a mulher jamais deve cortar seu cabelo como os homens os fazem porque Deus deu o cabelo a mulher para que a mesma se apresentasse com tal o qual mostra sua feminilidade e isso é honroso diante de Deus. Da mesma maneira o homem não deve usar cabelos compridos segundo a bíblia, mas sempre aparados para não serem confundidos com mulheres. Na congregação o Apostolo manda a mulher por o véu, afinal ninguém mandaria colocar o que ja estivesse posto.

 

Muitas igrejas que não usam o véu costumam menosprezar e chamar as igrejas que o usam de seita, mas quem usa o véu não esta errado e estão longe de serem seitas. As igrejas que usam o véu estão apenas cumprindo um ensinamento doutrinario Paulino, inspirado pelo Espirito Santo. Uma igreja pra ser seita deve ser: exclusivista, deve achar que somente ela está certa, que somente eles serão salvos, que os outros não são irmãos em cristo porque não dividem os mesmos ensinamentos que elas, e não as igrejas que usam véu.

 

 

A história da igreja primitiva mostra claramente que as mulheres cristãs daquela época usavam o véu. Tertuliano, um líder da igreja que viveu nos anos 160–222 D.C., escreve que não somente as mulheres casadas, mas também as virgens usavam o véu nas igrejas que foram estabelecidas na época apostólica.

 

O uso do véu ou cobertura para as mulheres não tem qualquer ligação com sua salvação ou mesmo com sua comunhão com Deus. A salvação é pela fé em Cristo e no Seu sacrifício consumado na cruz do Calvário.

Dentro da ordem que Deus estabeleceu, o homem que cobre a cabeça quando ora desonra sua cabeça, que é Cristo. A mulher que não cobre sua cabeça quando ora desonra sua cabeça que é o homem (1 Coríntios 11.3-5).

 

Por não trazerem sobre a cabeça o sinal de poderio, que os anjos observam (vers. 10), as mulheres que não cobrem a cabeça quando oram estão desonrando os varões aos quais deveriam estar sujeitas assim como Cristo mesmo sendo igual a Deus se sujeita ao mesmo e se torna menor que o mesmo na congregacao, e fazem isto diante das potestades celestiais que deveriam estar aprendendo por meio da igreja (Efésios 3.10). Mas é importante lembrar que não é a obediência a preceitos como este que nos salva, mas unicamente a fé em Cristo e em Sua obra.

 

A maioria dos cristãos hoje não segue este preceito, geralmente alegando questões culturais.

O problema de analisarmos o que nos é ordenado nas epístolas dos apóstolos conforme a cultura, época e situação de cada um pode acabar levando ao pecado também em outras questões. Por exemplo, em nossa época fica cada vez mais comum coisas como o sexo fora do casamento e o homossexualismo. Embora a Bíblia deixe claro ser um pecado, alguns poderiam alegar que na cultura de nossos dias isto é aceito, portanto que a proibição estaria ligada à cultura e época em que a Bíblia foi escrita.

 

Em 1 Coríntios 11, ao falar do véu ou cobertura da cabeça (para a mulher quando ora ou profetiza), a Bíblia diz:

 

(1CO 11:10) "Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos."

 

Se perguntarmos a um teólogo ele responderá que a passagem foi escrita por causa dos costumes, da época, das prostitutas que tinham cabeça raspada, e alguns dirão ate mesmo que foi da aversão de Paulo por mulheres, e outras explicações que acho que você conhece também e que nada tem de biblicas. Mas se perguntarmos à Palavra de Deus, veremos a resposta no próprio versículo. "Por causa dos anjos". Anjos não seguem a moda, cultura ou costumes. E os anjos não mudaram desde então, embora essas coisas tenham mudado em nossa sociedade.

 

Conclusão

 

O Cabelo da mulher não é o véu da mesma quando ela está no culto ao Senhor e por isso ela deve por algo que cubra sua cabeça na hora de orar, profetizar ou ensinar na congregação

 

O uso do véu é um ensinamento doutrinario e não um simples costume das mulheres cristãs gregas.

 

O uso do véu pelas irmãs cristãs da igreja primitiva nada tinha a ver com a mulheres pagãs e sua adoração, e nunca foi usado para diferenciar elas das pagãs, mas era usado porque foi lhes dado como um mandamento

 

o uso do véu mostra que a mulher se submete e aceita a hierarquia divino no culto. Deus acima de Cristo, Cristo acima do homem e o homem acima da mulher.

 

O véu da a mulher autoridade para fazer o que as elas não foi permitido fazer.

 

Deus não ouve a mulher porque a mesma usa ou não usa um véu sobre a cabeça, mas como um ensinamento doutrinário Paulino devemos obedecer.

 

O uso do véu não salva e nem condena ninguém. Quem salva é o sangue de Cristo e a aceitação de sua obra redentora na cruz do calvário por cada individuo

 

As igrejas que usam véu não são seita como muitos pensam

Para ser seita uma igreja não precisa usar véu, basta ser exclusivista, achar que são os únicos certos, achar que somente eles serão salvos e isso não tem nada a ver com o ensinamento doutrinário de usar o véu ou nao usar o véu .

 

Depois desse estudo que fiz, confesso que voltei a crer que de fato o uso do véu pelas igrejas primitivas não era apenas um costume ou apenas para diferenciar a casta de mulheres cristãs da casta de mulheres pagãs, mas um ensinamento doutrinário que agrada a Deus.

Espero que esse tópico e estudo tenha servido para esclarecer muitas coisas em sua cabeça a respeito desse assunto , mas se alguém quiser ser contencioso, eu não tenho tal costume de ficar contendendo quanto a esse ensinamento Paulino. Aceito todos os cristãos como meus irmãos em Cristo, os que creem e os que não creem na doutrina do véu.

 

Paz e Bem!

 

Pastor Reginaldo Torres