Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 3.1/5 (1231 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página




  

 

super bowl 2021 live streaming

O NOME DE DEUS É JEOVÁ?
O NOME DE DEUS É JEOVÁ?

 

O NOME DE DEUS É JEOVÁ?

 

Amados em Cristo, Graca e paz!!

Resolvi escrever este artigo sobre o verdadeiro nome de Deus, e assim mostrar para algumas pessoas que as mesmas estão equivocadas quanto ao verdadeiro nome de Deus.

A denominacão Testemunhas de Jeová através se seus lideres diz que o único nome de Deus é Jeová e que por tal nome o mesmo deve ser sempre  chamado. Parece que Russel fundado dessa denominacão não entendia muito de teologia, e também não era muito aprofundado nos estudos da bíblia, pois uma simples pesquisa no Antigo e Novo Testamento nos faz ver que o verdadeiro nome de Deus nunca foi Jeová.

 

Segundo o que lemos no antigo testamento, Deus se manifestou de varias maneiras, e em cada uma delas ele usou um nome. Ele disse para Moisés dizer a Faraó que o nome dele era:” EU SOU O QUE SOU” (em hebraico: אֶהְיֶה אֲשֶׁר אֶהְיֶה, pronunciado Ehyeh Asher Ehyeh, também pode ser traduzido como "Eu Serei o que Serei")

E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU ("Eu Serei o que Serei"). Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. Êxodo 3:14

 

Como Deus era chamado no Antigo e Novo Testamento?

Durante a existência do povo de Israel, Deus se revelou à eles através de varios nomes, tais como: Elohim, Adonai, El shadai…

ELOAH: Deus "poderoso, forte, proeminente" (Gênesis 7:1, Isaías 9:6) - etimologicamente, El parece significar "poder", como em "Tenho o poder para prejudicá-los" (Gênesis 31:29). El é associado com outras qualidades, tais como integridade (Números 23:19), zelo (Deuteronômio 5:9) e compaixão (Neemias 9:31), mas a raiz original de ‘poder’ continua.

ELOHIM:Deus "Criador, Poderoso e Forte" (Gênesis 17:7; Jeremias 31:33) - a forma plural de Eloah, a qual acomoda a doutrina da Trindade. Da primeira frase da Bíblia, a natureza superlativa do poder de Deus é evidente quando Deus (Elohim) fala para que o mundo exista (Gênesis 1:1).

EL SHADDAI:"Deus Todo-Poderoso", "O Poderoso de Jacó" (Gênesis 49:24; Salmo 132:2,5) - fala do poder supremo de Deus sobre todos.

ADONAI:"Senhor" (Gênesis 15:2; Juízes 6:15) - usado no lugar de YHWH, o qual os judeus achavam ser sagrado demais para ser pronunciado por homens pecadores. No Antigo Testamento, YHWH é mais utilizado em tratamentos de Deus com o Seu povo, enquanto que Adonai é mais utilizado quando Ele lida com os gentios.

YHWH:"SENHOR" (Deuteronômio 6:4, Daniel 9:14) - a rigor, o único nome próprio para Deus. Traduzido nas bíblias em português como "SENHOR" (com letras maiúsculas) para distingui-lo de Adonai, "Senhor". A revelação do nome é primeiramente dada a Moisés "Eu sou quem eu sou" (Êxodo 3:14). Este nome especifica um imediatismo, uma presença.  YHWH está presente, acessível, perto dos que o invocam por livramento (Salmo 107:13), perdão (Salmo 25:11) e orientação (Salmo 31:3).

Deus se revelou com um nome a Moisés pelo qual o povo deveria chama-lo. Este nome foi: YHWH. (notemos que a letra “J” que compõe o nome Jeová não existia em hebraico) Este foi o nome que  Israel de uma maneira deveria identificar Deus. Como vimos acima este nome indica que Deus é aquilo que ele mesmo  é, que esta presente, acessível e perto dos que o invocam. Para mim tal nome esta longe de ser um nome próprio pelo qual Deus sempre queria ser chamado pelo povo de Israel.

Este nome durante os anos e séculos foi considerado tão santo,  tão sagrado que o mesmo deixou ser pronunciado pelo povo em seu dia a dia, Passando a ser usado somente no templo.  Ao invés de usar o nome sagrado YHWH, o povo passou a usar o nome “Adonai” que quer dizer Senhor (Adonai= da raiz Adon, nome de origem Fenicia que queria dizer senhor) e sempre que se referiam a Deus diziam”Adonai” ao invés de YHWH. Assim foi por muitos séculos ate a época de Cristo. Cristo também chamava Deus de Adonai ou Pai do céu.

Na verdade Jesus usava mais a expressão “Pai do céu” para se referir a Deus que qualquer outro nome do antigo testamento, mostrando assim que Deus não tem um nome especifico para ser reconhecido ou chamado. Jesus deixou claro que nós podemos chamar Deus(YHWH )de qualquer nome que mostre seu poder, amor incondicional, autoridade, favor, plenitude, oniciencia,…

Logo Deus não tem um nome especifico como dizem as testemunhas de Jeová, achando que podem assim manipular Deus Segundo suas próprias invenções e doutrinas antibíblicas.

 Vamos agora falar um pouco da origem do nome “JEOVÁ”.

O nome Jeová foi criado uns 6 séculos depois de Cristo pelos massoretas( escribas judeus), onde foi  pego o tetragrama “YHWH” e introduzidos nele algumas vogais do nome “ADONAI”criando assim o nome YeHoWaH

No hebraico moderno do século VI depois de Cristo, os Massoretas (Escribas judeus)  colocaram as vogais do nome adonay nas consoantes do tetragrama, daí em diante começaram a tentar escrever o nome divino: Iahweh, Jehovah, Iavé e Jeová.

A partir do ano de 1514 depois de Cristo, as igrejas começaram a usar o nome JEOVÁ como um nome oficial para se referir a Deus. Hoje todos os Cristãos usam o nome Jeová para se referirem a Deus, mas não porque Deus tenha se revelado alguma vez por esse nome, mas por causa da juncao dos dois nomes que os judeus usavam para clamar e se referirem a Deus (Adonay e YHWH)

 No texto acima vemos que as testemunhas de Jeová usam um nome que na verdade foi criado seculos depois de Cristo, quando todo todo o Canon bíblico ja havia sido fechado e nao aceitava acréscimos.  

 O problemas de muitas pessoas  é que eles nao examinam profundamente as escrituras  e acreditam em tudo que se diz a elas.  Os testemunhas de Jeová são hábeis em enganar as pessoas com sua bíblia traduzida por eles mesmos cheia de  versos e capítulos manipulados, maus interpretados e totalmente fora das copias mais antigas descobertas da biblia. 

Eles sempre chegam a nós dizendo que o verdadeiro nome de Deus é Jeová, e que é com este nome que devemos chamar a Deus pois no antigo testamento Deus disse que o nome dele era Jeová.

Mentira!! O nome de Deus não é Jeová! Ainda que nós o podemos chamar assim, mas não foi com este nome que ele se revelou ao seu povo Israel em nenhum tempo do mundo bíblico. Não existe um verso bíblico, seja no Novo ou Antigo testamento, onde esteja escrito que o nome de Deus é Jeová

No Antigo Testamento eles pronunciam o nome de Deus como: elohim, El Shaday, Adonay, menos Jeová e cada leitor pode foliar toda a biblia judaica que nao vai achar o nome Jeova escrito na mesma. No novo testamento o nome que se dava a Deus entre os Judeus era Adonay (Senhor) e entre os gregos Theo(Deus) e tambem Kyrios (Senhor), Mas Jeová jamais

Queridos Testemunhas de Jeová!! Vocês foram enganados por não pesquisarem as escrituras sagradas como a mesma deve ser pesquisada. Basta uma pequena consulta no google para se descobrir a verdadeira origem deste nome e como Deus era chamado no mundo bíblico. Se vocês querem mais provas basta pegar um bíblia hebraica e percorrer toda ela e vocês não acharão de maneira alguma o nome Jeová escrito nela pois tal nome não existe no Antigo e Novo Testamento.

 

Amados em Cristo!! Devemos ser como as pessoas de Bereia…

“  ora, estes de Beréia, eram mais NOBRES que os de Tessalônica, pois receberam a palavra de DEUS  com toda a AVIDEZ,  examinando as escrituras  todos os dias  para ver se as coisas eram de fato assim “.   Atos 17:11

… devemos examinar a luz da biblia qualquer ensinamento que nos seja ensinado ou transmitidos.

Os de Bereia queriam saber ao fundo se tudo o que o Apóstolo Paulo dizia eram mesmo baseados na bíblia ou não.

O problema de muita gente é que eles recebem o folhetinho, recebem as visitas e os ensinamentos dos Testemunhas de Jeová sem ao menos pesquisarem fora da rede jeovanista se aquilo é assim mesmo e já vão aceitando tudo que tais testemunhas os empurram goela a baixo.

Os Jeovanistas dizem que Deus não é vingativo. Que Deus não é um Deus ruim, mas ao mesmo tempo eles creem em um Deus que condena a morte quem precisa de transfusão de sangue. Em um Deus que é exclusivista e que somente vai levar pro céu 144 mil. Em um Deus que não permite que os Testemunhas de Jeova visitem parentes e amigos que nao fazem mais parte do Salão do Reino, que manda pais pararem de falar com filhos e filhos com pais, que manda uma mulher se separar de seu marido somente porque o mesmo deixou o Salão do Reino, e vice versa.  E olha que eles dizem que Jeová só é amor e misericórdia. Imagine se não fosse!

É digno de nota que as Testemunhas de Jeová reconhecem que ninguém sabe a pronúncia correta do nome divino. Você leitor pode certificar-se disso examinando a “BROCHURA” (literatura produzida pelas Testemunhas de Jeová) O NOME DIVINO QUE DURARÁ PARA SEMPRE, pág. 7 subtítulo: Como é pronunciado o nome de Deus, diz: “A verdade é que ninguém sabe com certeza como o nome de Deus era pronunciado originalmente”. Na mesma página, no rodapé, diz: “Portanto, é evidente que a pronúncia original do nome de Deus não mais é conhecida. Nem é realmente importante, se fosse, o próprio Deus se teria certificado de que fosse preservada para o nosso uso”.

Em uma literatura das Testemunhas de Jeová, “PODERÁ VIVER PARA SEMPRE NO PARAÍSO NA TERRA”, pág. 43 parágrafo 11 encontramos: “Portanto, o problema hoje é que não temos meios de saber exatamente que vogais os hebreus usavam junto com as letras YHVH”.


A incoerência dos Testemunhas de Jeova vem agora.

Vejamos o que diz a literatura “PODERÁ VIVER PARA SEMPRE NO PARAÍSO NA TERRA”, pág. 185 parágrafo 5: “De fato, conhecer tal nome é necessário para a salvação, conforme diz a Bíblia, pois todo aquele que invocar o nome de Jeová será salvo” Rm. 10.13, na Tradução do Novo Mundo. Obs: as traduções do texto originais foram adulteradas na “Bíblia” das Testemunhas de Jeová visto que a palavra que aparece no original grego é KYRIOS (SENHOR. SE REFERINDO A JESUS), que eles traduzem por Jeová.

No original grego o nome Jeová não aparece nenhuma vez sequer no Novo Testamento. As Testemunhas de Jeová acrescentaram 237 vezes o nome Jeová por conta própria. É por isso que só na Tradução do Novo Mundo no Novo Testamento aparece o nome Jeová. Mas quando Kyrios é usado em relação a Cristo eles omitem esse fato.

Agora perguntamos a você amigo leitor: Como pode o nome de Deus não ser importante porque ninguém sabe a pronúncia e ao mesmo tempo ser necessário conhecê-lo para a salvação?  Uma hora eles escrevem e dizem que o nome de Deus como Jeová não e importante porque ninguém sabe a pronuncia e outra hora dizem que e importante conhece-lo para ser salvo e que devemos chama-lo de Jeová. Eles só podem estar de brincadeira com as pessoas! Eles mesmo vão de contradição a contradição. Em Pv. 4.19 diz “O caminho dos ímpios é como a escuridão: nem sabem em que tropeçam”.

 

 

 JESUS, O NOME TODO PODEROSO

O NOME JESUS APARECE NOS 27 LIVROS DO NOVO TESTAMENTO.

O NOME JEOVÁ NÃO APARECE EM NENHUM DOS 27 LIVROS DO NOVO TESTAMENTO.

Devemos ser testemunhas d’Ele – At. 1.8

Salvação em Seu nome – At. 4.11-12; At. 16.30-31

Pessoas são curadas em Seu nome – At. 3.6, 16

Saulo perseguia os que invocavam Jesus – At. 9:21

Jesus é o único Salvador – At. 13.23

Em Seu nome expulsamos demônios – Mc. 16.14-18

A importância do nome Jesus – Mt. 10.22, 32-33; 12.21; Mt. 18.5, 20; 24.9

Jesus nunca chamou Deus de Jeová – Mt. 11.25; 26.39-42; Mc. 14.36; Lc. 10.21; Jo. 11.41

Somos lavados, santificados e justificados em Seu nome – 1Co. 6.11

Há um só Senhor: Jesus Cristo – 1Co. 8.6

Uma ultima coisa em meu pequeno texto: Os testemunhas de Jeová falam tanto da maçonaria  e dizem que a mesma não e de Deus e que é coisa do Diabo para afastar as pessoas de Jeová. O que eles não sabem é que Russel o fundador das testemunhas de Jeová era maçom, e que o mesmo foi sepultado em uma sepultura maçonica e a lapide na sepultura de Russel é em forma de pirâmide, onde existe uma grande saudação da maçonaria ao Pregador Russel. Logo os pobres de nossos amigos Testemunhas de Jeová estão sendo enganados varias vezes pela Torre de vigia e uma delas e dizer que nao tem pacto com a maçonaria, quando tem sim pois Russel era maçom

 

Conclusão: Fica notório que Deus nunca se apresentou ao povo dele com um nome especifico como dizem as Testemunhas de Jeová. Ele sempre foi chamado por um nome de acordo com sua atuação na vida de seu povo.

Cai por terra que o nome exclusivo de Deus é Jeová e que somente por este nome Deus deve ser chamado e que quem não adorar a Deus da maneira que os Testemunhas de Jeová adoram estão errados.

Que os cristão possam sempre examinar as escrituras antes de aceitarem qualquer doutrina que supostamente digam ser bíblica!

Obs: Alguns textos deste artigo nao sao meus, foram achados através do google e me ajudado a completar minha tese sobre esse assunto

 

Deus te abençoe

Pastor Reginaldo Torres