Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 3.1/5 (1230 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página




  

 

super bowl 2021 live streaming

HERESIAS ENSINADAS EM OSLO: A CRIAÇÃO
HERESIAS ENSINADAS EM OSLO: A CRIAÇÃO

HERESIAS ENSINADAS EM OSLO: A CRIAÇÃO  

 

É necessária a leitura de todo o texto para compreensão do mesmo, pois esse é um artigo de refutação. Veja também o vídeo que uma «pastora» chamada Ana Lucia colocou no youtube, colando o link em seu computador.  É esse video que quero refutar em meu artigo

https://www.youtube.com/watch?v=CzalBm8HSmg&t=1s

 

Nesse artigo eu quero falar sobre a maneira herética que a «pastora» Ana Lúcia crê na criação.

Essa maneira herética de crer, ensinar e dizer que a obteve através de uma revelacão, contradiz tudo que lemos no Antigo e  Novo Testamento Através da verdadeira interpretacão de texto seguindo a Exegese e a Hermenêutica

Vamos lá: Primeiro vamos saber quem é a pastora Ana Lúcia.

Ana Lúcia é uma pastora que vive em Oslo e é presidente de uma igreja chamada Igreja Evangélica Peniel. Ela é dissidente de uma igreja Assembleia de Deus do nordeste brasileiro.

A pastora Ana Lúcia fez um vídeo sobre a criação, sobre os primeiros relatos do livro de Gênesis e assim de maneira herética, sem base bíblica, chamando a tal explicação de revelação, ela corrompe a narrativa bíblica e leva os membros de sua igreja a crerem hereticamente em algo que anula o sacrifício de Cristo.

 

No vídeo ela diz que tal explicação (revelação) é para teólogos, cientistas e cristãos, mas ao mesmo tempo ela impede que os teólogos, cientistas e cristãos respondam a ela em seu vídeo. Ela simplesmente desativou o botão de comentários do vídeo. Logo ninguém pode comentar ou deixar uma explicação refutando-a. Como que uma pessoa faz um vídeo, dizendo que é pra teólogos, cientistas e cristãos, e ao mesmo tempo não dá direito de resposta a tais pessoas? Só isso já seria motivo para classificarmos como ato de má fé.

 

VAMOS LÁ!

Temos que colocar na mente que o livro de Gênesis não esta cronologicamente escrito.

No primeiro capítulo vemos a transformação da terra de caótica para organizada criação de todas as coisas. Vemos ainda que a terra esta inabitável. As águas cobriam a terra e tudo estava em caos até que Deus vem organizando tudo. 

A pastora em seu video diz que Deus revelou a ela que já existia homens na terra antes de Adão e Eva e nesse artigo eu quero provar que se isso foi uma revelação que ela teve supostamente de Deus, eu digo que não é, pois uma revelação não pode desmentir os textos bíblicos. Logo, segundo a bíblia, essa revelação da pastora Ana Lúcia é uma revelação mentirosa e fora dos padrões estabelecidos por Deus.

Vamos la! Vamos provar que não existia Homem algum na terra antes de Adão.

GÊNESIS 1

No princípio criou Deus o céu e a terra.

E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

E disse Deus: Haja luz; e houve luz.

E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.

E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro. Gênesis 1:1-5

Vemos aqui que Deus criou a terra e a mesma esta sem forma e também vazia, isso quer dizer que não havia ninguém na terra, estava vazia. Quem se movia na terra era o Espirito Santo.  Então começa o processo de tirar a terra do caos, de uma terra inabitável para uma terra habitável e organizada.

Vemos que Deus então cria a luz (tudo estava em trevas) e cria uma separação entre luz e trevas, e a um chama de dia, e outro de noite. Quando a luz e a noite passaram a existir, então o tempo também passou a existir e por isso a bíblia fala que se passou um dia, manhã e tarde formando o primeiro dia da criação, literalmente falando.

Esses versos seriam suficientes para provar a pastora Ana Lúcia e qualquer leitor que creia na fantasia ou em supostas revelações que nada tem de Deus, de que não existia ninguém na terra antes de Adão e Eva. 

Como disse no começo desse artigo, os primeiros versos da bíblia falam da criação em seu todo, e não, dos detalhes da criação. Continuando a leitura, vemos que cada dia Deus criou algo e a bíblia mostra que tais acontecimentos foram criados no espaço de tempo terreno que já havia passado a existir quando Deus criou a luz e fez separação da luz e trevas.

Chegamos então a criação do homem no verso 26 do capítulo primeiro de Gênesis. Veja que do versículo 26 ao 27, a bíblia apenas relata que o homem e a mulher foram criados  e não como se sucedeu essa criação.  Os detalhes da criação do homem vamos ver mais tarde.

No verso 26 e 27 do primeiro capítulo de Gênesis tem algo também que já desfaz a teoria, revelação da Pastora(?) Ana Lúcia. Vamos ver: 

E Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. Gênesis 1:28

 

Frutificai, multiplica e ENCHEI A TERRA, se já existiam povos na terra antes de Adão e Eva, por que Deus mandaria Adão e Eva se multiplicarem e encherem a terra? Outra coisa: De que esses outros povos viviam, se foi Adão que deu o nome de todos os animais, e todos os animais foram criados para Adão e Eva? O que comiam tais outros povos? Estranho, não é mesmo?

Nos versos seguintes do primeiro capítulo, vemos que Deus deu tudo para ser dominado por Adão e Eva. Se já existissem outros povos na terra, tais animais já teriam sido dominados por eles, vocês não acham?

 

Sem sombra de dúvida, os primeiros versos da bíblia já desmascaram essa tal revelação que a pastora Ana Lucia diz ter tido sobre a criação.

 

Vamos agora para o capítulo 2 de Gênesis. Esse capítulo conta os detalhes da criação e seus acontecimentos, eles vão continuar desmascarando essa suposta revelação que a pastora(?) Ana Lúcia diz ter tido, e onde ela diz que era pra ensinar teólogos, cientistas e cristãos, mas vetou aos teólogos, cientistas e cristãos o direito de responder a ela no youtube sobre o assunto, desativando o quadro de comentários do mesmo.

 

Vamos lembrar que a Bíblia não foi escrita com divisão de capítulos e versículos, mas como uma continuação de texto. O capítulo dois começa narrando que a criação de tudo havia sido completa, ou seja, não havia mais nada a ser criado. Vamos lembrar que essa é uma narrativa rápida e não detalhada.  A narrativa detalhada vai começar agora no versículo 5 do 2º capítulo de Gênesis.   

Vamos lá!

E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra. Gênesis 2:5

Esse verso continua derrubando a tal revelação da pastora(?)Ana Lúcia de que a terra já estava habitada antes de Adão e Eva. Veja: Não existia erva nem planta sobre a face da terra porque não chovia e não havia homem para lavrar a mesma. Logo, essa suposta revelação não vem do

alto do Pai das luzes, mas parece ser carnal ou até mesmo maligno para levar as pessoas ao engano e à perdição.

 

Vamos então agora aos detalhes da criação do homem.  No primeiro capítulo de Gênesis vemos que o homem e a mulher foram apenas criados dentro de sete dias, mas não narra os detalhes dessa criação. Agora vamos ver os detalhes da mesma.

E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.

E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Gênesis 2:7-9

Nesta passagem fica visível que não existia ninguém fora do Jardim antes de Adão e Eva!

Aqui vemos que Deus fez o homem fora do Jardim, e só depois criou o jardim do Éden e nele colocou o homem, junto com árvores de toda espécie.  Adão é criado antes do Jardim do Éden.

Deus cria o homem fora do Éden e o coloca no Jardim, para dali, então,  começar a povoar a terra.

Já vimos que a ordem para povoar a terra foi dada a Adão e Eva, e isso é mais do que prova de que a terra estava vazia, caso contrário, Deus não diria para eles crescerem, multiplicarem-se e povoarem toda terra.

 

Os versos seguintes do capítulo dois são ordenanças a Adão até a criação de Eva. O homem começa a dar nome aos animais. Adão vê todos os animais com suas fêmeas, mas para ele não há uma fêmea compatível. O texto chama de «fêmea idônea» e é isso que a pastora(?) Ana Lúcia também erra. Ela quer ensinar a bíblia de acordo com revelações, e não, com a teologia bíblica. Ela diz que Deus não achou no mundo (os tais outros povos) uma mulher idônea, afinal ela só deve conhecer uma interpretação para a palavra idônea, mas há o termo hebraico «ezèr kenegdo) que quer dizer também ajudadora adequada, auxiliadora que lhe corresponda uma igual a ele e nao uma Idônea só sentido de pessoa correta, madura, sabia, entendida, mas de ser compatível com ele principalmente. 

Segundo o video em questão e suas revelações, Deus não encontrou uma mulher idônea entre outros povos fora do Jardim, e por isso criou Eva para Adão. Disparate!! O texto deixa claro que Deus viu que o Homem sentiu-se solitário ao ver os animais com suas fêmeas, e ele sem companheira alguma e por isso criou Eva (Não é bom que o homem esteja só)

Deus fez uma fêmea pro homem porque somente ele (homem) não tinha sua igual do sexo feminino. Mais uma vez cai por terra as tais supostas revelações do video em questão

E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.

Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;

E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.

E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Gênesis 2:20-23

Outra confusão que a «pastora» faz com o texto, é de quando Adão diz no verso 23: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.     

A «pastora» diz que essa é mais um prova de que existiam outros povos fora do jardim, que haviam sido criados pela palavra somente, e não moldados como no caso de Adão.  Só que ela ignora o contexto da narrativa, algo muito importante para se compreender o texto completo, e o contexto fala de animais, e os animais não eram compatíveis com o corpo físico do homem e por isso que Adão diz: «Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.»

 

Eva era osso dos ossos de Adão, e carne da carne dele, ela não foi retirada de animais, mas do próprio homem Adão para ser compativel a ele, e por isso Adão pode dizer o que disse, e não porque lá fora não existia mulher temente a Deus para ser ajudadora dele.

 

Mais uma confusão da «pastora» é com o verso 24:

Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. Genesis 2:24

Segundo ela isso é mais uma prova de que existiam outros povos fora do Jardim. Ela aqui ignora que Deus já havia mandando o homem multiplicar sobre a terra e logo esse verso é um mandamento profético que iria começar a ser praticado quando as gerações de Adão fossem formadas  . Adão sabia que eles iam se multiplicar e iam ser pais, que iam ser avós, e seus filhos iam ser pais e assim por diante. Logo o verso 24 é um mandamento profético pra todas as gerações que sairiam de Adão e Eva.

 

Depois da confusão toda entre outros povos, Adão e Eva sendo exclusivos de Deus entre os povos de fora do jardim, e outras heresias ditas no vídeo, a «Pastora» vai pra Caim e relata um um pouco de quando Caim matou Abel. Segundo ela, quando Caim disse ser fugitivo na terra, e que quem o visse o mataria, é uma prova de que existiam outros povos, pois quem seriam essas pessoas que matariam Caim já que muitos dizem que só existiam ele e seus pais, Adão e Eva?

Mais uma ignorância e falta de leitura da bíblia. Como disse, muitos livros e textos não estão em ordem cronológica, eles contam os eventos, mas não em linha reta. Caim sabia que os homens iam se multiplicar, afinal Adão passou a ordem de Deus para seus filhos. Quando vemos o texto bíblico, notamos que os homens daquela época viviam mais de 700 anos.

Logo, Caim sabia que o fato dele haver matado Abel, seu irmão, seria passado de geração a geração, e que alguém iria querer matá-lo por causa disso.  Esta passagem em conjunto com outras está longe de nos levar a pensar na existência de outros povos na terra antes de Adão e Eva como a tal «revelacão» alega

 

Depois a «Pastora» pega outro pedaço de texto, e dessa vez é o parte que fala sobre a mulher que Caim tomou como esposa, e diz que o mesmo prova que existiam outros povos na terra sim e que  Caim pegou uma mulher desses povos. Mais uma vez ela ignora que os textos não estão escritos como a cabecinha dela imagina que estão. A bíblia não diz quando Caim pegou essa mulher e muito menos insinua que seja de outros povos. Com certeza, ao lermos os textos, vemos que outras pessoas nasceram na terra poi eles viviam mais de 700 anos e Caim com certeza pegou uma de suas sobrinhas ou irmãs para se casar. Naquele tempo era permitido, e até hoje vemos isso no Oriente Médio, onde eles se casam entre família. Sempre foi assim no Antigo Testamento. Eles buscavam alguém da família para se casarem e isso, com certeza, fez Caim. A bíblia não relata quando foi que isso aconteceu, relata que apenas aconteceu. Quando, não sabemos.

Esse estudo sobre a criação da pastora(?) Ana Lúcia é pura heresia e está longe de ser revelação do alto. Tal revelação invalida a palavra de Deus tanto no Antigo quanto no Novo Testamento.

Vamos agora ao Novo Testamento e ver o que está escrito lá, convalidando que Adão foi o primeiro homem a colocar os pés na terra depois que o caos que estava na terra foi organizado. 

Da mesma forma, está escrito: “Adão, o primeiro homem, foi feito alma vivente”; 1 Coríntios 15:45

Porque, assim como a morte veio por um homem, da mesma forma, por um homem veio a ressurreição dos mortos. 

Porquanto, assim como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados. 1 Coríntios 15:21-22

“Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, e assim a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”. Romanos 5:12

Os versos acima narrados no Novo Testamento são suficientes para deixar bem claro que Adao e Eva foram o primeiro casal sobre a terra e que não existiam outros povos ímpios fora do Jardim antes deles

Quando a «Pastora» diz que teve revelação quanto à explicação do texto da criação narrado na bíblia, ela esta anulando o sacrifício de Cristo, a obra redentora, talvez sem saber, mas está, pois são necessários que tais acontecimentos (que todo mundo pecou por causa de Adão) para que a promessa e o sacrifício sejam verdadeiros, por isso Jesus é considerado o segundo Adão.

Logo isso que está sendo ensinado no video em questão pela tal «pastora» é heresia e a mesma não tem conhecimento de que a bíblia não se interpreta por revelações, e sim por seu contexto e livros (Exegese e Hermenêutica).

 

CONCLUSÃO 

Não existiam outros povos antes de Adão e Eva no mundo. O texto bíblico no Novo Testamento deixa bem claro que o pecado chegou a todos os homens por causa de Adão(um só homem e não vários).

“Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, e assim a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”. Romanos 5:12

Quando a pastora(?)Ana Lúcia da Igreja Peniel em Oslo diz que já existiam pecadores cheios de impiedade no mundo antes de Adão, ela está chamando o texto de Romanos 5:12 de mentiroso e isso é heresia. O texto deixa bem claro que o pecado entrou no mundo e chegou a todos os homens por causa somente de Adão e mais ninguem.

 

A bíblia não precisa de revelações e nem de contos da carochinha para que as pessoas passem a crer nela. Ela é um livro de fé e é interpretada por seu próprio contexto, ou seja, a Bíblia interpreta a própria Bíblia. Não precisamos de pastores, pastoras ou qualquer outra pessoa

com supostas revelações dizendo que é dessa ou daquela maneira que se interpreta porque a mesma teve uma revelação da interpretação do texto.

 Os Cristão de hoje precisam ser como os Bereanos (pessoa de uma cidade que consultavam tudo que o Apostolo Paulo ensinava a eles) consultar profundamente tudo que se é ensinado ou pregado nas igrejas para não serem enganados ou cometerem heresias mil!

"Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras" (2 João 10,11).

"Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema" (Ver Gálatas 1:6-9).

Que esse artigo possa servir para esclarecer a cada um sobre a palavra de Deus e que estejamos atentos para sermos enganados por ensinamentos heréticos que anulam a verdade da palavra de Deus.  

 

 

Deus abençoe cada um!

 

Pastor Reginaldo Torres